VENHA JOGAR BUZIOS

VENHA JOGAR BUZIOS
CONSULTE COM "O CATIÇO" SEU TRANCA RUA. Estamos no bairro Floresta em Belo Horizonte- M.G.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Os orixás do Omolokô são os mesmos do Candomblé?Por quê?




Olhem a opinião de alguns Tatas:

Esse é um comentário de alguém do Candomblé:"tenho visto que muitos umbandista que desconhecem o ritual da omoloko dizem que são desta religião, o pouco que conheço que é quase nada desta religião eu percebi que ela tem vinculo com a naçao no entanto não segue o padrão do que fazemos.
Usando uma avé ou menos bichos, o que faríamos apenas para confirmar o santo eles usam na feitura, diferenciando os rituais e erós da nação, não sei se foi para manter a diferença ou se foi o ponto final que seus fundadores chegaram dentro da religiao africana.
Os nossos ejés vão muito mais bichos e rituais diferem muito dos da omoloko, eu estou na religião desde 1985, no entanto faz mais ou menos 4 anos que descobri esta religiao, talvez porque aqui em sp não existem casas. Ou eu nunca soube que existam.
Mas talvez o motivo do iniciado na Omoloko tenha que mudar igbá e seus anos de santo deve ser pelo motivo dos rituais que deixaram de completar para aquela nação, da mesma forma que eu comecei na angola e fui para o nagò eu comecei do zero há muito tempo atrás, hj eu tenho de 24 anos de santo no nagò."

O que vcs acham???

________________________________


Sim,para mim o que muda são os fundamentos.
Algumas pessoas se confundem do que seja Omolokô. “Omolokô é Umbanda ou Candomblé? “ A resposta só poderia ser uma única: Omolokô não é Umbanda apesar de aceitar em seus rituais o culto a Falangeiros de Orixás. O Omolokô cultua os Orixás com suas cantigas em Yorubá ou Angola, pois como já foi dito anteriormente esse ritual houve forte influência também por estas duas culturas. Porém, como pode-se ver, o ritual Omolokô não poderia ser encaixado no grupo dos Candomblés, pelo principal motivo de que no Omolokô são cultuados, ainda que em situações separadas, os Caboclos, Pretos-Velhos dentre outros, aceitando-se a realização de práticas ritualísticas de Umbanda em um mesmo solo. Há quem defina o Omolokô como “Umbandomblé”, ou como “Candomblé Umbandizado” ou ainda como “Umbanda Candombleizada” [4], porém, definições adaptáveis apenas às casas de Omolokô que fundem seus cultos, uma vez que existem aqueles que não misturam tais práticas.


___________________________________________


Por: Tata N'Ganga Ria N'kisi Gilberto t'Madé ( Odé Karofagi )

A grande questão é que sempre estão colocando o Omolokô omo se Fosse UMbanda, respeitamos muito esta religião, mas não somos.
Temos uma identidade, temos fundamentos , temos cantigas, rezas, formas de cultuar - mos nossos BAKUROS ( sim este é o nome de nossas divindades ) que nos diferenciam e nos fazem pertencer a etnia LUNDA KIOKO ( assim como KETU, JEJE,EFON, etc.. ) - Temos uma similaridade muito grande com a nação Angola, pois nossas raizes estão dentro deste país EX: Angola Muxicongo, Angola Kassange, etc... Podemos dizer que somos Angola Lunda Kioko.
A nossa aproximação com a UMbanda a quem respeitamos e admiramos, começa com o culto as Almas ( Cruzambê ), os Lunda - KIokos tinham uma forma muito parecida de cultuar seus ancestres. Outra particularidade histórica me foi passada por meu pai, que quando da codificação da Umbanda em 1907, acontecia simultaneamente uma perseguição aos Tatas, N'Ginjas,Kissarangombes e este receberam guarida dos UMbandistas e nestya convivência foi se apurando as coisas comuns e se aproveitando, miscigenando. quanto a nom,enclatura dos nomes das divindades, a supremacia yorubana e o aproveitamento dos nomes pela UMbanda foi se aplicando e se universalizando entre todas as religiões de matriz africana. Este resgate das tradições de cada etnia é recente e data mais ou menos de uns 25 anos. Antigamente os grandes zeladores tinham uma convivência de ajuda mútua e também faziam uma troca de conhecimentos. EX: Meu pai TATA TANCREDO, recebeu no morro do EStácio JOãozinho da Gómeia, Tio Zé CRiolo, Tio Zé Pequeno, além de estar sempre junto com o pessoal do ILê Axé Opô AFonjá ( na figura de Mãe Senhora ) que ele homenageou na decada de 60 no Maracanã. Os grandes zeladores de Santo da Nação Lunda Kioko Omolokô eram um tanto quanto arredios, e nós de uma geração mais nova é que resolvemos dar visibilidade à nossa religião. Quanto as questões de fundamentos se são assim ou assados faz parte de nossos dogmas, não cabendo discutir e discorrer sobre preincipalmente em público, mas entre nos zeladores. Quanto a falar que somo desta ou outra nação era preciso criar - se um documento comprobatório de foro legal para que estas falcatuas acabem.

fonte:
http://josedogun77.ning.com/forum/topics/os-orixas-do-omoloko-sao-os

Nenhum comentário: